Carteira de motorista digital: saiba o passo a passo para fazer a sua

Esta chegando mais uma novidade facilitadora, a carteira de motorista digital. A CNH-e tem  mesma validade e valor jurídico que a impressa. Saiba como fazer a sua:

carteira-motorista-digital

Carregar um monte de documentos, além de lotar a carteira tem todo um transtorno se por acaso forem extraviados. E se você não estiver com a carteira de motorista em mãos o transtorno pode ser ainda pior, com uma multa de R$88,38  além do carro retido até apresentação da carteira de motorista.

A partir de Fevereiro de 2018 a CNH pode ser acessada através do aplicativo. Facilidade muito bem- vinda! Para ter acesso, primeiro sua carteira tem que ter o código QR Code. Saiba o passo a passo:

Como emitir a Carteira de Motorista Digital

Para ter a carteira digital é necessário que a a sua carteira tenha QR code na parte interna. Segundo o Denatran, CNHs emitidas após maio de 2017 já tem. Caso a sua não tenha, você pode esperar a data de renovação da habilitação ou fazer uma segunda via que custa R$ 82,36.

    • Baixe o aplicativo da CNH Digital nas Lojas iTunes (iOS) e Play Store (Android).
    • Vá ao DETRAN de emissão da sua CNH de papel para garantir presencialmente seus dados cadastrais. Isso é necessário para que eles tenham certeza de que o usuário é mesmo você. Afinal, a CNH é um documento que tem fé pública. Se, por algum motivo, já possuir certificado digital, não é necessário ir ao DETRAN
    • Agora, com o acesso ao Portal de Serviços do Denatran e com os dados confirmados pelo DETRAN, é possível solicitar um código de ativação para a CNH Digital, que será envidado por e-mail.
    • Agora entre no aplicativo, use a senha de acesso do portal, e digite o código de ativação.
    • Um último passo: o aplicativo vai pedir para você criar uma senha mais simples, de quatro números, tipo a de banco, que o usuário digita toda vez que for acessar a carteira. Isso foi criado para facilitar o acesso, já que a senha do portal é mais comprida e complicada, com letras e números.

Vantagens da Carteira de Motorista Digital

  • Valor igual ao documento impresso
  • Basta Cadastrar e instalar
  • Disponível em todas as plataformas

E se o celular for roubado ou perdido?

Basta realizar o bloqueio da CNH Digital no Portal de Serviços do DENATRAN. Pelo portal também, é possível habilitar o novo aparelho para o qual se queira transferir o serviço da CNH Digital.

De qualquer forma, mesmo sem bloqueio, a pessoa que pegou o celular não vai ter acesso à CNH Digital. Isso porque o aplicativo só mostra o documento se o usuário digitar a senha de quatro números que foi criada pelo motorista

Se você tem mais dúvidas acesse o site do DENATRAN  AQUI!

Como esta a TI da sua empresa? Conte com a Infocomm TI para seus projetos!

Fale com Especialistas AQUI!