COBIT – O que é e como ele pode ajudar no controle da área de TI da sua empresa?

Control Objectives for Information and related Technology (COBIT) é um framework focado em governança de TI, que é mantido pelo ISACA, um instituto internacional formado por mais de 180 empresas de TI ao redor do mundo, que administra certificações de segurança, governança, auditoria e risco internacionalmente reconhecidas. Também tem como atividade a publicação de materiais de boas práticas para o mercado de TI. Pronto para saber sobre o que exatamente se trata esse tal de COBIT e como ele pode ajudar no controle da área de TI da sua empresa? Então confira já nosso post:

O framework COBIT

O COBIT é formado por um conjunto de boas práticas e recomendações de governança de Tecnologia da Informação mundialmente reconhecido. Atualmente o framework está em sua quinta versão, contando com uma arquitetura formada por quatro domínios: planejar e organizar, adquirir e implementar, entregar e suportar, monitorar e avaliar. Essa organização pra lá de funcional ainda possui 34 processos e 210 pontos de controle. Alguma dúvida de que tudo isso vai ajudar — e muito! — no controle do departamento de TI em sua empresa?

O foco no negócio

O COBIT é realmente focado no negócio da empresa, diferentemente de outras metodologias que são direcionadas apenas aos serviços de TI. Ao manter a atenção no negócio em si, as orientações do framework auxiliarão na melhoria da governança de Tecnologia da Informação com base em princípios e recomendações que ajudarão a alinhar os processos e serviços de TI ao negócio da empresa.

O funcionamento conjunto

É importante entender que, sozinho, o COBIT não é capaz de implantar ou gerenciar a governança de TI da sua empresa. Por isso, simplesmente implantar as práticas do COBIT não solucionará os problemas existentes se concomitantemente não houver o engajamento dos funcionários. Além disso, para que seja possível adotar o COBIT na sua empresa, é necessário que seja realizado um estudo prévio, a fim de definir problemas e conseguir adaptar as práticas do framework à realidade da empresa.

A governança de TI

A governança de TI é responsável por administrar as informações da empresa, controlar os serviços de TI e garantir que a Tecnologia da Informação seja uma aliada para os colaboradores. Nesse contexto, o framework COBIT é capaz de ajudar a empresa a estabelecer seus processos de segurança da informação, de administração de dados, de gerenciamento de problemas, da própria gestão da TI e assim por diante. Vale ressaltar que dentro de cada domínio existem processos específicos para esses e outros itens pertinentes à governança de TI de uma empresa.

Baseado nas práticas que já funcionam no mundo todo, o framework COBIT pode ser considerado como um manual que possui os melhores procedimentos de governança de TI existentes no mundo corporativo atual. Assim, ele deverá ser usado para servir de referência a gestores, administradores e funcionários da Tecnologia da Informação para alinhar princípios e processos à realidade da empresa. Dessa forma a governança de TI será melhor estruturada, possibilitando resultados positivos para toda a organização e não só para os funcionários do departamento de TI, já que os demais também serão atendidos de forma cada vez mais eficaz.

Não deixe de acompanhar o Blog Infocomm e ficar por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia.

VIA: Projectbuilder.com.br

 

Deixe uma resposta