Fake News: como saber se uma notícia é falsa ou real?

Fake News virou um tormento nessa terra de ninguém chamada internet. A produção de notícias falsas é gigantesca e se alastra de uma forma absurda. Com tanta informação parece impossível saber o que é real mas com essas dicas fica mais fácil não cair em ciladas.

Fake News: como saber se a notícia é falsa?

Como identificar a Fake News ? Leia a mensagem completa!

Quem nunca leu apenas o título e repassou a mensagem? Basta ver a enxurrada de textos e mensagem de WhatsApp que circulam. Repare nos comentários abaixo de um texto, sempre tem pessoas perguntando exatamente o que está escrito.

Aposto que já viu algo assim: A festa vai ser dia 02/03  às 19 horas no salão cor verde na praça 29.  Onde vai ser a festa? Que dia? Que horas?

Pense que estamos falando de um festa e as pessoas não leem. Será que é preguiça? Falta de tempo?  Imagine um assunto polêmico, as pessoas simplesmente querem enviar para o maior número de pessoas sem ao menos ter lido. Então, dica número um e talvez a mais preciosa: LEIA tudo antes de compartilhar!

O que analisar na mensagem para saber se é Fake News?

Notícias Falsas podem ser  textos com assuntos do momento como política, morte de famosos, epidemias, crianças precisando de tratamento entre outros. Como não é verdade, não existe muitos detalhes e tudo é escrito de forma genérica. É usado muita caixa alta,negrito, fim trágico para dar sentido de urgência no compartilhamento e dar enfase a notícia. Fique atento também a erros de português e concordância.

Verifique a data da notícia

Uma notícia Falsa, normalmente não tem data, afinal vai ser compartilhada eternamente!

Verifique a Foto usando o Google Reversa : saiba como

Aposto que você já recebeu alguma notícia como sendo atual mas com uma simples pesquisa no google viu que aquela foto criança dá mensagem já existe a anos mas não envelheceu nem um dia, um milagre!

Com o Google Reversa você consegue colocar uma foto e o Google mostra fotos semelhantes e onde foram postadas na internet.

Colocamos um passo a passo para saber como usar a ferramenta AQUI!

Dê um Google

O Google é um fofoqueiro! Ele entrega tudo, guarda tudo. Então, tá em dúvida? Pesquise a notícia que se diz atual no Google, e veja se ela já esta por lá desde os primórdios.

Quem escreveu?

Normalmente notícias falsas não vem assinadas. Claro que hoje em dia, divulgam as notícias em nome de profissionais renomados mas isso, rapidamente é descoberto.

Fato ou Fake?

O G1 lançou recente um serviço chamado Fato ou Fake.

Um conjunto de jornalistas do G1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN. TV Globo e Globo News avaliam as notícias.

Deve ser trabalho que não acaba mais né? Todo mundo perde com as notícias falsas e essa iniciativa é serviço fantástico que esta sendo feito .

Os leitores também podem enviar notícias suspeitas para serem analisadas.

Será que é verdade?

Na dúvida não compartilhe! Se seguiu todas as dicas e mesmo assim tem dúvidas melhor não passar pra frente.

Pense que você pode prejudicar pessoas passando notícias falsas ou links maliciosos em redes sociais ou WhatsApp.

 

 

Related Post

Deixe uma resposta