Golpes On-line: Dicas para ter sua internet segura

Não existe uma só pessoa que não tenha sofrido algum tipo de assédio virtual ou o  famoso golpe on-line. Quando falamos neste tipo de crime pensamos só em roubos dos dados de cartões mas temos uma infinidade de outros golpes.

Com o aumento dos dispositivos conectados a tendência é que os criminosos virtuais explorem qualquer brecha do sistema. Saiba como ter uma internet segura:

Usuário X Internet Segura

Somos curiosos, não tem como negar. E sabendo disso é que os mal intencionados criam todas as formas de chamar sua atenção para clicar em links, fazer downloads e por aí vai. Então, para ter sua internet segura, antes de seguir seu impulso, pare, respire e não clique em tudo que vê pela frente!

golpe-on-line

Senhas: como criar uma senha forte

Vamos ser repetitivos mas é necessário: crie senhas fortes! Sei, são tantas senhas para guardar, que a gente cai em tentação da tradicional 123456.

Fuja de datas ou números sequenciais, o ideal são senhas combinando letras, números e caracteres especiais.

Downloads

Se você precisa mesmo fazer o download opte por baixar do site oficial. Evite clicar em links que vem por e-mail ou em redes sociais.

Conexão

Em redes Wi-fi Publica seus dados podem ser interceptados. Evite acessar bancos, e-mail ou suas redes sociais. Opte sempre que puder, usar uma rede privada virtual (VPN).

 

Loja Virtual

Não tem coisa mais tentadora que uma boa oferta não é mesmo?! E é bem aí que os criminosos são criativos! Desconfie de ofertas muito abaixo do valor de mercado.

Pense neste exemplo: um iphone 8 custa em torno de R$4 mil  e a loja vende novo na caixa por R$1000. Alternativas para esta oferta são: pode ser roubado, falso ou que você esteja comprando só a foto! Não existe Papai Noel ou seja, isso é um golpe.

Procure comprar do site oficial da marca ou revendas autorizadas.

Alguns sites que você pode verificar :

Site do Procon constam mais de 400 sites não recomendados – Aqui

No site Buscapé tem uma lista com lojas não recomendadas – Aqui

No site ReclameAqui você pode ver as melhores e piores lojas. Aqui 

 

Privacidade

Evite contar cada passo que você vai dar ou divulgar dados pessoais em redes sociais . Lembre sempre: Tudo pode ser usado contra você! Infelizmente tem muita gente que não é nada confiável navegando por aí.

Não custa lembrar mas… fotos íntimas e internet não dão boa coisa né? Qualquer mal intencionado pode usar suas fotos para chantagem ou até anúncios.

 

Redes sociais

As redes sociais são o local adequado para muito bandido coletar informações sobre sua vida ou  você acabar clicando em algo errado. Hoje até link patrocinado os criminosos virtuais estão fazendo, como ocorreu recente usando o nome dos Correios. Normalmente eles usam nome de lojas ou serviços conhecidos e a curiosidade faz com que a gente clique. Na dúvida procure a página oficial, site da empresa ou um 0800 para saber se a oferta é real.

Evite contar toda sua vida pessoal nas redes. Cansamos de ouvir notícias que pessoas que sofreram ataques , assédios e até crimes utilizando dados retirados do Facebook. Então, aproveite para colocar o papo em dia pessoalmente com seus conhecidos

Antivírus 

Mantenha o sistema operacional sempre atualizado e o antivírus em dia.

Assédio

O assédio on-line é geralmente relacionado à sua vida social, se você optar por usar uma rede social popular como o Facebook ou o Twitter. Vimos recente em vários noticiários os comentários em relação a filha do ator Bruno Gagliasso. Isso é lastimável e infelizmente nem uma criança ou adultos estão livres.

Se alguém te assediar,  não alimente comentários. Ignore, gere evidências e denuncie na própria rede social que sofreu o assédio ou em casos mais graves, procure uma delegacia. A denuncia é anônima.

 

Onde denunciar

Crime digital: a melhor solução é procurar uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência sobre o crime. Gere evidencias como e-mail recebido ou prints de tela para apresentar na denúncia.

Algumas cidades possuem delegacias específicas que atendem apenas crimes relacionados ao assunto. Curitiba conta com a Divisão de Cibercrimes .

Ligue para 41 3321-1900  ou para acessar o site Clique Aqui!

Crimes presenciados pelo usuário em relação ao conteúdo de uma página como:

Intolerância religiosa, racismo, neonazismo, tráfico de pessoas, pornografia infantil, maus tratos contra animais, xenofobia, apologia e incitação a crimes contra a vida e homofobia. Além do boletim de ocorrência, você pode fazer uma denuncia anônima no site SaferNet.

 

Ficou alguma dúvida? Conte com a Infocomm TI!

Fale com especialistas AQUI.

 

 

Related Post

Deixe uma resposta