HTTPS agora é protocolo padrão na internet. Seu site tem?

HTTPS, agora é protocolo padrão definido pelo Google e acessando sites pelo Chrome, caso o site não tenha o certificado, você vai ser informado. O Google já tinha informado que a partir da próxima atualização do Chrome, versão 68,  contaria com  essa novidade. Vamos te contar como funciona mas primeiro é importante entender as siglas.

O que é HTTP?

Hiper Text Transfer Protocol – É o protocolo que permite o funcionamento da face gráfica da Internet, esta que é mais conhecida e que permite a transmissão de textos, fotos e gráficos.

O que é HTTPS?

Hyper Text Transfer Protocol Secure – É protocolo de transferência de hipertexto seguro – é uma implementação do HTTP sobre uma camada adicional de segurança – Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada.

Como ver se o site tem Certificado?

Você pode ver em qualquer site se ele tem certificado ou não. Quando tem, aparece como seguro e quando não, aparece que você deve ter cuidado com aquele site pois pode roubar dados pessoais.  A mensagem assusta mesmo, mas nós vemos como positivo, já que ajuda a eliminar muitos sites duvidosos que estão por aí.

Quando você digita o endereço do site vai aparecer um cadeado e o HTTPS a url caso ele tenha o certificado. Clique no cadeado e vai aparecer todas as informações, incluindo validade do mesmo.

Veja nas imagens como fica:

certificado https

 

https-certificado

Conteúdo perigoso e enganoso: saiba o que significa

  • Sites enganosos “phishing” : tentam induzir você a revelar senhas ou informações pessoais, geralmente por meio de um site falso.
  • Sites perigosos  “malware” : podem danificar o computador ou causar problemas durante a navegação on-line.

Quais as vantagens de ter um certificado digital de segurança em seu site?

Estamos falando do Chrome pois segundo StatCounter, o navegador lidera o ranking na preferência dos usuários, mas independente do navegador que a pessoa vai usar para acessar seu site, ter um certificado só tem vantagens como:

  • O Google prioriza em sua busca sites HTTPS . Só este quesito já valida, visto que o Google é o site de busca de preferência de muitas pessoas.
  • Criptografia: os dados são criptografados
  • HTTPS aumenta a velocidade do seu site
  • Segurança para seus clientes e visitantes, afinal você não quer perder visitas pois aparece uma mensagem site “não seguro” né?

Atenção! Além do certificado, os sites precisam estar configurados da maneira correta, caso contrário, a mensagem de “não seguro” continua aparecendo.

O mesmo vale para páginas que não redirecionam automaticamente o usuário para a página HTTPS, se ele tentar visitar a antiga versão HTTP.

A mensagem sobre o certificado aparece em qualquer navegador mas no Chrome é mais destacada.

Então, esta bem claro os benefícios de um certificado para seu site. Trabalhar dentro das melhores práticas é sempre o melhor caminho!

Qualquer dúvida conte com a Infocomm TI. Fale com especialistas Aqui!

Related Post

Deixe uma resposta