Conheça 12 mulheres poderosas da tecnologia

Segundo o PNDA as mulheres representam apenas 20% do profissionais de tecnologia mas, sabemos que isto está mudando. Para servir de inspiração, reunimos 12 mulheres que fizeram e fazem história como as mais poderosas em tecnologia. Confira a lista:

Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg é o braço direito de Mark Zuckerberg no Facebook. Na lista da Forbes, ela ocupa o primeiro lugar como a mais poderosa em tecnologia. Em 2008 assumiu  como chefe operacional do Facebook  e antes, foi Vice-Presidente de Vendas Globais e Operações Online do Google. Em 2012 foi eleita uma das cem pessoas mais influentes do mundo pela revista Time. Escreveu 2 livros de sucesso : “Faça acontecer- Mulheres trabalho e vontade de liderar” e “Plano B- Como encarar adversidades”. Que tal o currículo da Sheryl ?

sheryl-sandberg-tecnologia

 

 Susan Wojcicki

CEO do You tube desde 2014.

Ginny Rometty

Cientista da Computação – CEO da IBM

Meg Whitman

Primeira CEO mulher da HP até 2015. Agora é CEO da startup NewTV.

Angela Ahrendts

Vice-presidente de vendas no varejo da  Apple.

Safra Catz

CEO da Oracle desde 2014.

Hedy Lamarr

Hedy Lamarr tecnologia

 

Atriz  de filmes como “Sansão e Dalila” e “A História da Humanidade” não se contentou apenas com seu destaque no cinema. Dona de uma inteligência absurda, Hedy também tinha um grande fascínio pela ciência. Tanto que é considerada a inventora do salto de frequência, uma técnica que evita a interceptação de mensagens.

A importância de sua invenção é tão grande que chegou a ser empregada em tecnologias de comunicação de guerra. Nos dias atuais, ela é usada também em redes celulares, no GPS, Bluetooth e até mesmo no Wi-Fi.

Ada Lovelace

Considerada a primeira programadora da História. Apaixonada pela matemática, desenvolveu durante sua juventude uma relação de trabalho e amizade com Charles Babbage, sobretudo com a Máquina Analítica.

Grace Hopper

Programou o primeiro computador digital de larga escala e criou o primeiro compilador.

 

Irmã Mary Kenneth Keller

Mary Kenneth Keller foi uma freira estadunidense. Foi uma importante educadora e pioneira da computação, tornando-se a primeira mulher a ter um doutorado em computação nos EUA, no ano de 1965. O título de sua tese era a “Inferência indutiva dos modelos gerados pelo computador”.

Katherine Johnson

Katherine trabalhou na NACA ,(o órgão que precedeu a NASA), realizando os cálculos necessários para a exploração espacial. No filme “Estrelas Além do Tempo”, Johnson é a responsável pelos cálculos para que o astronauta John Glenn fosse colocado em órbita, em 1962.

Seu trabalho mais importante está relacionado ao cálculo da trajetória de vôo da Apolo 11, durante a missão para a Lua pela primeira vez, em 1969.

Radia Perlman

Considerada a “mãe da internet”, Radia Perlman ganhou esse título por conta do desenvolvimento do protocolo STP (Spanning Tree Protocol). Em 1985, enquanto trabalhava para a Digital Equipment Corporation, ela tentava resolver o problema de compartilhamento de arquivos entre computadores. Perlman rapidamente ofereceu o STP como a solução. Algumas pessoas compararam isso com uma espécie de padrão de tráfego para a Internet seguir. É chamado de “árvore”, porque cria links redundantes entre nós ou pontos de rede. Isso significa que, se um link falhar, há um backup. Apenas um link está ativado em determinado tempo, mas quando os dados são necessários, está lá. O STP foi rapidamente adotado como protocolo padrão para a tecnologia de ponte de rede e, basicamente, permitiu que a Ethernet gerenciasse redes massivas.

Mas Perlman seguiu em frente: ela tem trabalhado em um novo protocolo para substituir o STP, chamado TRILL (Transparent Interconnection of Lots of Links), e em melhorar a segurança de dados na Internet. Perlman também ajudou a introduzir crianças pequenas na programação de computadores. Ela também não pensa muito em seu chamado título, além de não conseguir lembrar a publicação que inventou e surpreende que seja conhecida pelo STP.

Confira mais notícias e curiosidades sobre Tecnologia no Blog da Infocomm TI

Related Post

Deixe uma resposta