Museu da Tecnologia e com Tecnologia no Brasil e no mundo

Museu é o melhor lugar para encontrar o caminho que o mundo tomou. A preservação da história é fundamental para nosso futuro. Saber como tudo começou faz com que a evolução tenha um valor inestimável. A tecnologia teve uma evolução fantástica, e com uma velocidade, que rapidamente tudo fica ultrapassado.

A Tecnologia também esta presente em vários museus de arte, onde você pode interagir com várias obras através de aplicativos, proporcionando interatividade do público com o acervo. Confira os principais museus :

Computer History Museum – Califórnia

Em Mountain View, Califórnia, está o Computer History Museum. O que você só via em fotos agora pode ver ao vivo como supercomputadores da década de 70, Apple1 e tantas outros que fizeram história. Confira o site.

Intel Museum

O Intel Museum fica dentro da própria sede em Santa Clara, Califórnia. Além de contar a história da companhia, lá você vê peças de PCs históricos.

Museu Intel

Museu do Vídeo Game – Brasil

Quem nunca jogou? Os joguinhos de antigamente eram muito legais e fez a felicidade de muito adulto de hoje. O museu do vídeo game não tem sede fixa. Confira no site as cidades que vão receber o museu. Também é possível levar o museu para sua cidade.

Museus de Arte que usam a Tecnologia

Se quando falam em Museu, você logo pensa em um lugar cheio que história paradinha, pode mudar de ideia! A Tecnologia chegou também aos museus, ficando muito mais interativo. O público pode ter contato com o acervo de uma forma muito mais atual.

 Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Somos suspeitos para falar do MON , mas ele é o mais lindo né? Obra espetacular do grande mestre Oscar Niemeyer, conhecido como museu do olho recebe milhares de turistas. Obra futurista, não podia faltar tecnologia .

Tem várias salas com vídeos sobre obras, história e programas que visam a aproximação das pessoas com conhecimento e cultura. No site também é possível fazer um tour virtual pelo museu e pelas exposições que já passaram no museu.

museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer – Curitiba – Imagem: Shutterstock

Museu do Amanhã – Rio de Janeiro

Este museu já anuncia a tecnologia pelo próprio nome. Sem dúvida é lindo e futurista. É o primeiro museu brasileiro a vencer o prêmio MIPIM, como mais inovador alinhando arquitetura, tecnologia e sustentabilidade.

Sustentável, tem sua arquitetura composta por painéis de captação de energia solar e espelhos d’água, usados em um sistema de captação de água do mar para a refrigeração do prédio. A exibição principal e as temporárias contemplam diferentes formas de interações, como jogos de simulação, questionários e visitação guiada multimídia.

Pinacoteca – São Paulo

Em parceria com a IBM, a Pinacoteca de SP, criou a exposição interativa “A Voz da Arte”, iniciativa que utiliza o recurso de inteligência artificial Watson. Os visitantes contam com ajuda desse sistema para acessar mais informações sobre as obras expostas. Você também pode fazer um Tour virtual incrível que parece que esta lá.

Museus de Ciência e Tecnologia no Brasil

Entender o Universo e nossa evolução. Vale a pena visitar museus para ver nossa história. Confira alguns museus sobre ciência e tecnologia no Brasil:

Catavento – São Paulo

Site: www.cataventocultural.org.br

Museu de Ciência e Tecnologia (MCT) Porto Alegre-RS

O MCT, maior museu relacionado ao tema da América Latina, conta com cerca de 700 equipamentos interativos, exposições temáticas ligadas ao cotidiano e a temas atuais da sociedade. O Museu possui coleções científicas nas áreas de Zoologia, Botânica, Paleontologia e Arqueologia.

Related Post

Deixe uma resposta