Nobreak, estabilizador ou filtro de linha? Entenda a diferença

Nobreak, estabilizador ou filtro de linha? Dúvida comum de muitos. Sabemos que é necessário proteger o computador e eletrônicos em geral da variação da rede elétrica, mas qual escolher? Entenda a diferença e saiba qual opção é melhor para seus equipamentos.

Instalação Elétrica

De nada adianta falarmos sobre equipamentos sem falar sobre elétrica. Já vimos alguns casos em que a instalação elétrica era um caos. Contrate sempre uma empresa de confiança pois gambiarras, colocam em risco não só seu aparelho, mas a sua empresa. Pensa se tem um curto? Daí não tem equipamento que salve.

Filtro de linha

A popular régua, tem a função de evitar que uma corrente forte de energia passe para seu equipamento.Como diz o nome, o filtro, filtra a linha.

A linha é a corrente elétrica . Quando você liga o aparelho, a energia que sai da tomada vem com uma frequência cheia de ruídos ou impurezas. O Filtro entra em ação para limpar essas impurezas. Quando é uma carga grande, o fusível queima, e assim salva seu aparelho. Fique atento, pois alguns multiplicadores de tomadas são parecidos com o filtro. Outro detalhe importante: verificar se tem o selo do Inmetro.

Estabilizador

O Estabilizador estabiliza a linha. Ele recebe a linha e trabalha a onda para que ele venha estabilizada entre o mínimo e o máximo que ela possa oscilar, preservando assim seus aparelhos.

Nobreak

O Nobreak faz tudo que os anteriores e ainda tem uma bateria, que dá autonomia para deixar seu equipamento ligado quando há interrupção no fornecimento de energia, para que você não perca dados, documentos e afins. O tempo de autonomia vai depender da bateria.

Quando cai a energia, o Nobreak responde instantaneamente, mas esse “soco” de fornecimento de energia que ele tem que dar para os equipamentos não desligarem, caso a estrutura esteja mal dimensionada, pode até explodir as baterias por exemplo.

Lembramos que, é fundamental que a parte elétrica esteja redondinha. O aterramento é uma peça fundamental. Casas ou prédios antigos precisam de uma revisão minuciosa. Tanto antigos e novos também precisam de um projeto adequado de elétrica e TI para usar os recursos da melhor forma e evitar prejuízo.

Ficou com alguma dúvida? Conte com a Infocomm TI para seus projetos.

Fale com um de nossos consultores aqui!

Deixe uma resposta