Principais Siglas e termos da Internet para você entender o Suporte!

Siglas parecem grego para quem não entende. O Papa é POP, a arte é POP e seu e-mail é POP, e agora? Para você não ficar “boiando” em um atendimento de suporte, selecionamos algumas siglas usadas em tecnologia.

http-https

POP : Post Office Protocol – Protocolo de recebimento de e-mail’s.

SMTP : Simple Mail Transfer Protocol – Protocolo de envio de e-mail’s.

FTP : File Transfer Protocol – Protocolo de transferência de arquivos.

SSL : Secure Socket Layer – É a tecnologia padrão de segurança para se criar uma conexão criptografada entre um servidor web e um browser.

HTTP : Hiper Text Transfer Protocol – É o protocolo que permite o funcionamento da face gráfica da Internet, esta que é mais conhecida e que permite a transmissão de textos, fotos e gráficos.

HTTPS: Hyper Text Transfer Protocol Secure – É protocolo de transferência de hipertexto seguro – é uma implementação do HTTP sobre uma camada adicional de segurança – Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada.

Download : Baixar (É trazer um arquivo de algum computador remoto para o seu computador).

UpLoad : Contrário de Download.

Bug : Erro/Falha em algum programa ou aplicativo.

IRC : Internet Relay Chat – Revezamento de Conversa na Internet é o embrião da conversação por texto via internet. Para acessar um servidor de IRC você precisa de um software especial.

Internet e Intranet. Qual a diferença?

Internet : É o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam através dos protocolos TCP/IP

Intranet : É uma rede interna baseada no protocolo IP que se caracteriza pelo uso das tecnologias Word Wide Web no ambiente privativo da empresa.

HTML : Hyper Text Markup Language – É uma linguagem especializada na construção de páginas Web.

Web : A World Wide Web abreviada como Web, W3 ou WWW.

E essas outras Siglas, você conhece?

IP : Internet Protocol – Cada máquina que está na internet tem que ter um IP, que é um número de identificação.

TCP/IP : Transfer Control Protocol and Internet Protocol – É a “língua” que os computadores tem que “falar” para se comunicar na Internet. TCP é o protocolo de transporte de dados e o IP é o protocolo de endereçamento.

USB : Univesal Serial Bus – Barramento com um tipo único de combinação porta/ conector usado para ligar ao computador  teclados, mouses entre outros.

Chat : Bate Papo.

LAN : Local Area Conection – Estrutura que conecta vários computadores e outros dispositivos numa área definida.

Browser : É o navegador, o software que permite explorar textos, fotos, gráficos, sons e vídeos na Internet e pular de uma página para outra com um simples clique nos Links.

No-break : Equipamento que fornece energia elétrica ininterruptamente, mesmo quando falha o fornecimento da rede pública.

NAP : Network Access Point ou ponto de acesso à rede. Uma NAP é um dos vários pontos de interconexão que reúne vários provedores de acesso à internet.

NAS : Tipo de servidor que só compartilha e armazena dados corporativos

Related Post

Deixe uma resposta