WhatsApp corporativo: 12 regras de ouro para usar no grupo da empresa

O WhatsApp foi uns dos melhores aplicativos criados até hoje. Quem lembra do ICQ? Msn? Já eram fantásticos para época mas com certeza nosso whatsapp  é insubstituível  – até aparecer outro melhor como tudo em tecnologia. 😉 .

Você imagina não ter um App deste para se comunicar?  Conversamos, marcamos encontros, reuniões, viagens além de compartilhar fotos e vídeos em tempo real.

E a praticidade dos grupos? Isso é fantástico! Grupo da família, de amigos, da empresa. Você pode ter um departamento inteiro da sua empresa na palma da sua mão!

Mas toda essa praticidade pode ser também motivo de transtorno dependendo do que você compartilha, afinal ,tudo pode ser passado para frente. E sem esquecer do bom senso, principalmente nos grupos da empresa.

Pensando sempre nas melhores práticas ou se preferir o bom e velho ditado : “menos é mais”, o ideal seria falar apenas de assuntos relacionados ao trabalho. Passar uma peneira mental antes de sair digitando o que vem na cabeça!

Certo, é difícil eu sei. Quem resiste ver um vídeo engraçado e não compartilhar? Mas não é todo mundo que esta ali para piadas né? Então, antes que você seja taxado como chato ou inconveniente do grupo separamos algumas dicas preciosas:

Como agir no grupo de WhatsApp da sua empresa:

Bom dia flor do dia! Já pensou um grupo com 30 pessoas, todas dando bom dia todos os dias cheias de figurinhas de bichinhos, versinhos e outras fofuras? Pois é, chato não acha? Então, não precisa dar bom dia quando abre a porta da sua sala e depois correr pro Whatsapp dar bom dia outra vez ok?

 Vida pessoal: Sabemos que compartilhar um encontro bem sucedido ou desabafar uma briga com o namorado parece tentador mas isso quando você estava lá no cursinho. A menos que seja um grupo de piscicólogos , No ambiente corporativo, não é consultório sentimental.

Mensagem de Voz: Pensa clicar na msg e vir uma voz gritando do outro lado e todo departamento escutar? Evite esse tipo de mensagem

Assuntos confidenciais: Primeiro que assuntos confidenciais são confidenciais ! O WhatApp é um aplicativo e mesmo que  apresente uma criptografia eficiente, ele não é 100% seguro e o que você compartilha ali pode sair da esfera do controle da empresa se ser passado para frente por compartilhamentos acidentais ou mesmo voluntários.

Correntes: Passe essa mensagem agora para 10 pessoas e vai receber um dinheiro inesperado… Quem nunca recebeu algo assim?  O que eu posso te dizer é que quem dá dinheiro é mãe quando você é criança, nos dias de hoje, é luta mesmo!

Fake News: Hoje esta cada vez mais difícil saber o que é verdade no mundo virtual. Entendemos que informar seus conhecidos sobre algo que pode ajudar ou prejudicar parece o certo, mas se segure. Cheque a informação antes. Vá no site oficial da notícia para ver se é verdade e avalie se a notícia tem haver com o seu trabalho.

Emoticons e abreviações: Nem sempre a gente consegue se expressar direito até com palavras, imagine com figurinhas e abreviações? Um emoticons pode ter infinitas interpretações dependendo de quem lê. Deixe as figurinhas para outra ocasião.

Compartilhar assuntos da empresa: Nem pensar! Assuntos corporativos são da sua empresa e você jamais deve de passar para frente. Dependendo do teor do que foi dito pode até motivar processos internos e demissão por justa causa.

Caps Lock: Quem gritar com alguém? Use caixa alta! Mas no grupo da empresa não queremos briga, aliás, não brigue em lugar nenhum! Um boa conversa é sempre a coisa certa a se fazer.

DR: Discutir a relação…Quem nunca? Mas não vai ser no grupo ! Se teve alguma desavença  converse com a pessoa em questão em outro local.

Bom Português: Assassinar nossa língua não! Sabemos que na pressa o corretor troca a palavra e a gente nem vê mas no grupo da empresa vale escrever com mais calma e prestar muita atenção nos erros de português .

Uma palavra por linha: Pensa seu celular apitando como louco por que tem alguém que escreve uma palavra por linha.

Fora do horário de expediente:

No WhatsApp, posso falar de assuntos não relacionados ao trabalho?

Nesse quesito, é preciso ser realista: é impossível restringir o uso do WhatsApp apenas para assuntos de trabalho. Sempre vão surgir os convites para reuniões informais, happy hours, a troca de alguma notícia ou mesmo mensagens mais engraçadinhas durante o dia.

Mais uma vez, o que vale nesse caso é o bom senso. As mensagens mais informais devem ser permitidas apenas de maneira esporádica e, claro, jamais devem ser ofensivas para nenhum tipo de público.

Por isso, vale estar atento a uma regra geral: cerca de 70% das mensagens trocadas no aplicativo devem ser estritamente ligadas ao trabalho, 20% a assuntos correlatos à empresa (como divulgação de cursos ou matérias jornalísticas de interesse dos colegas de trabalho) e apenas 10% para trivialidades.

Gostou das dicas? Tecnologia é o nosso dia a dia. Conte com a Infocomm TI para seus Projetos em TI.

Fale com nosso especialistas Aqui!

 

 

 

Related Post

Deixe uma resposta