A Serasa Experian anunciou o lançamento do Agente Serasa Empresas, uma solução de inteligência artificial (IA) voltada para pequenas e médias empresas (PMEs) que utilizam o WhatsApp em suas vendas. Contudo, a ferramenta permite consultar crédito, recomendar condições de parcelamento e até iniciar pagamentos via Pix diretamente no aplicativo de mensagens.
Por causa disso e segundo a empresa, a iniciativa é inédita no Brasil e busca facilitar o processo de vendas a prazo com mais agilidade e segurança. O recurso, desenvolvido em parceria com a fintech DeLend, estará disponível a partir de setembro e integra funcionalidades de análise de crédito com iniciação de pagamento por meio do Open Finance.

Como funciona o Agente Serasa Empresas no WhatsApp
- O agente foi projetado para atuar dentro de conversas no WhatsApp, onde o empreendedor pode indicar o cliente interessado na compra a prazo e ter acesso imediato a diferentes recursos.
- Entre eles estão a consulta às condições de crédito e ao Score do consumidor, recomendações personalizadas sobre o limite adequado de crédito e número de parcelas, além da análise de risco de inadimplência.
- Outro diferencial é a possibilidade de iniciar o processo de pagamento na própria plataforma, com agendamento das parcelas via Pix e acompanhamento em tempo real do status da transação.
- O agente também pode entrar em contato com o cliente final para acelerar a aprovação e o fechamento da venda.
Apoio às pequenas e médias empresas
De acordo com Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, o objetivo da solução é oferecer praticidade em um canal já amplamente utilizado.
“Criamos uma solução fluida, prática e inovadora, no canal mais popular do Brasil: o WhatsApp. Queremos promover mais facilidade, conveniência e inovação para esse público, possibilitando uma jornada fluida e focada em apoiar o empreendedor em seu grande objetivo: vender mais com menos risco”, destacou.

A ferramenta foi viabilizada com suporte do Google for Startups Cloud Program e da AWS, por meio de créditos em computação em nuvem. Para Fernando Steler, cofundador e CEO da DeLend, o agente atua como um “funcionário virtual inteligente”, capaz de apoiar as PMEs na análise de risco, emissão e registro de meios de pagamento e controle automatizado de recebimentos.
Leia mais:
- Serasa Consumidor: 6 serviços para resolver sua vida financeira
- Por que se passaram 5 anos e meu nome continua no Serasa?
- Como saber se o seu CPF foi vazado online de forma rápida e gratuita
Próximos passos da tecnologia

O projeto prevê a evolução da solução com novos recursos. A empresa aponta que o agente poderá futuramente registrar duplicatas eletrônicas, solicitar consentimento via Open Finance e até realizar a negativação de inadimplentes de forma automatizada. A proposta é que a inteligência artificial se torne uma aliada permanente na rotina de vendas a prazo de pequenos e médios negócios.
O post WhatsApp: nova IA da Serasa ajuda empresas a vender a prazo apareceu primeiro em Olhar Digital.
Comments are closed