A Serasa Experian anunciou o lançamento do Agente Serasa Empresas, uma solução de inteligência artificial (IA) voltada para pequenas e médias empresas (PMEs) que utilizam o WhatsApp em suas vendas. Contudo, a ferramenta permite consultar crédito, recomendar condições de parcelamento e até iniciar pagamentos via Pix diretamente no aplicativo de mensagens.

Por causa disso e segundo a empresa, a iniciativa é inédita no Brasil e busca facilitar o processo de vendas a prazo com mais agilidade e segurança. O recurso, desenvolvido em parceria com a fintech DeLend, estará disponível a partir de setembro e integra funcionalidades de análise de crédito com iniciação de pagamento por meio do Open Finance.

whatsapp business
Contudo, agente de IA da Serasa no WhatsApp para pequenas e médias empresas estará disponível a partir de setembro (Imagem: Emre Akkoyun / Shutterstock.com)

Como funciona o Agente Serasa Empresas no WhatsApp

  • O agente foi projetado para atuar dentro de conversas no WhatsApp, onde o empreendedor pode indicar o cliente interessado na compra a prazo e ter acesso imediato a diferentes recursos.
  • Entre eles estão a consulta às condições de crédito e ao Score do consumidor, recomendações personalizadas sobre o limite adequado de crédito e número de parcelas, além da análise de risco de inadimplência.
  • Outro diferencial é a possibilidade de iniciar o processo de pagamento na própria plataforma, com agendamento das parcelas via Pix e acompanhamento em tempo real do status da transação.
  • O agente também pode entrar em contato com o cliente final para acelerar a aprovação e o fechamento da venda.

Apoio às pequenas e médias empresas

De acordo com Cleber Genero, vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, o objetivo da solução é oferecer praticidade em um canal já amplamente utilizado.

“Criamos uma solução fluida, prática e inovadora, no canal mais popular do Brasil: o WhatsApp. Queremos promover mais facilidade, conveniência e inovação para esse público, possibilitando uma jornada fluida e focada em apoiar o empreendedor em seu grande objetivo: vender mais com menos risco”, destacou.

serasa
Serasa quer oferecer praticidade em um canal já utilizado (Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com)

A ferramenta foi viabilizada com suporte do Google for Startups Cloud Program e da AWS, por meio de créditos em computação em nuvem. Para Fernando Steler, cofundador e CEO da DeLend, o agente atua como um “funcionário virtual inteligente”, capaz de apoiar as PMEs na análise de risco, emissão e registro de meios de pagamento e controle automatizado de recebimentos.

Leia mais:

Próximos passos da tecnologia

mão segura um celular com o logo da serasa
Serasa afirma que os próximos passos do agente de IA incluem até mesmo realizar negativação de inadimplentes (Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com)

O projeto prevê a evolução da solução com novos recursos. A empresa aponta que o agente poderá futuramente registrar duplicatas eletrônicas, solicitar consentimento via Open Finance e até realizar a negativação de inadimplentes de forma automatizada. A proposta é que a inteligência artificial se torne uma aliada permanente na rotina de vendas a prazo de pequenos e médios negócios.

O post WhatsApp: nova IA da Serasa ajuda empresas a vender a prazo apareceu primeiro em Olhar Digital.

Tags:

Comments are closed

Latest Comments

Nenhum comentário para mostrar.